- O Iphan implanta o Cadastro Especial dos Negociantes de Antiguidades, de Obras de Arte de Qualquer Natureza, de Manuscritos e Livros Antigos ou Raros, previsto nos Art. 26 e 27 do Decreto-Lei 25/1937, para controle do comércio e preservação desses bens.
- Lançamento do projeto Roteiros Nacionais de Imigração, pelo Iphan/MinC, inserido em um conjunto de ações de reconhecimento e valorização da contribuição das diversas etnias na formação da identidade cultural brasileira.
- Lei nº 11.483/2007 dispõe sobre a revitalização do setor ferroviário e atribui ao Iphan a preservação da Memória Ferroviária da RFFSA.
- Lançamento do Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio, que visa o reconhecimento do trabalho de artistas brasileiros cujo conjunto da obra melhor estabeleça o diálogo entra as artes visuais contemporâneas e patrimônio histórico e artístico nacional. A iniciativa é coordenada pelo Centro Cultural Paço Imperial, do Iphan, com patrocínio do Itaú Cultural.
- Lançamento do primeiro Edital de Apoio à Produção de Documentos Etnográficos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro (Etnodoc) para incentivar a produção de audiovisual e mostras do patrimônio cultural brasileiro, sob a coordenação do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), em parceria com a Petrobrás e apoio da TV Brasil.
- Estabelecimento de parceria com o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, para a instalação de Pontões e Pontos de Cultura, articulados aos planos de salvaguarda dos bens registrados.
- Estabelecimento de acordo com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) para a realização do inventário das referências culturais M’Byá – Guarani em seis estados brasileiros e posterior articulação, no âmbito do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (Crespial), com países da América Latina onde a presença dessa cultura é significativa.
- Brasil ratifica a Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, de 2005. (Decreto nº 6.177/2007)
Luiz Fernando de Almeida
(2006-2012)
Arquiteto, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Durante 16 anos lecionou História da Arquitetura e do Urbanismo, História da Arte e Projeto de Arquitetura na Universidade Católica de Santos, na Fundação Armando Álvares Penteado e na Universidade Paulista. Atuou em projetos de Desenvolvimento Urbano e de Habitação na Companhia Metropolitana de Habitação, na Empresa Municipal de Urbanização e na Câmara Municipal de São Paulo. Foi fundador da Revista Óculum e coordenador do Programa Monumenta. Presidiu o Iphan entre 2007 e 2012.
Luiz Inácio Lula da Silva
(1/1/2007 a 1/1/2011)
2º mandato
Nascimento: Garanhuns, PE, em 27 de outubro de 1945.
Profissão: Metalúrgico
Biografia: leia aqui